Competição



Em 2004, a SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possui grande notoriedade no exterior, a FÓRMULA SAE. Neste evento, nascido nos anos 70 nos Estados Unidos, estudantes de graduação e pós-graduação devem construir um veículo do tipo fórmula, que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE Internacional.

A competição visa aprimorar a formação profissional dos participantes, incentivar o trabalho em equipe, levantar fundos, planejar e analisar os custos através de simulação do desenvolvimento de um novo produto. É um desafio de engenharia, não se limita ao desempenho dos protótipos em pista, mas sim a todo o desenvolvimento, analisando também o projeto e a viabilidade de produção. O veículo a ser desenvolvido passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.

Os dois melhores colocados na edição brasileira competem na Competição Americana anual.

Inspeção de segurança

Determina a possibilidade ou não do veículo e os pilotos competirem nas provas dinâmicas. Os juízes avaliam se os participantes estão de acordo com as regras.
Nesta prova não há pontuação.

Prova de Custos e Manufatura

Apresentação do projeto aos juízes, onde são discutidas as inovações do projeto, as soluções de problemas, os ajustes e as validações.

Prova de Design

Apresentação do projeto aos juízes, onde são discutidas as inovações do projeto, as soluções de problemas, os ajustes e as validações.

Apresentação

Os participantes devem desenvolver um business case, no qual se defende que o veículo atende melhor às demandas de mercado e é economicamente viável para produção em grande escala.

Aceleração

É uma prova dinâmica que avalia a aceleração de cada protótipo em uma linha reta.
Os veículos devem percorrer uma pista de 75m partindo do zero.
O menor tempo ganha.

SkidPad

Um circuito em forma de círculo ou de oito, variando de acordo com a competição, no qual é testada a dinâmica em curva, aderência e habilidade dos pilotos ao realizarem curvas. Também premiando o menor tempo.

Autocross

Um circuito completo de aproximadamente 1/2 milha, onde se avalia a dirigibilidade e dinâmica dos veículos.

Enduro

Uma prova de 22 km, onde os carros são levados ao seu limite, testando a performance, confiabilidade e resistência dos protótipos.

Eficiência Energética

Durante a prova de Enduro, é realizada a medição do consumo de combustível e o carro com menor consumo recebe a maior pontuação.